quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

         

"Inventar" não é um termo muito apropriado. As bases teóricas para o desenvolvimento da bomba atômica foram devidas ao trabalho do sr Albert Einstein sobre relatividade. 
A partir de uma série de cartas enviadas por Einstein ao presidente Roosvelt (http://hypertextbook.com/eworld/einstein… ), ele enfatizou que o desenvolvimento de uma "nova bomba extremamente poderosa" poderia ser executada, especialmente tendo em conta os trabalhos do Fermi e do Szilard. Enfatizou também que o desenvolvimento de tal arma, poria um fim à guerra em que o desenvolvimento seria premente já que os alemães poderiam também desenvolver tal tecnologia.

Esse é um fato.

Por outro lado, o chamado "pai da bomba atômica" foi Robert Oppenheimer (http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Oppe… ) que coordenou o projeto Manhattan, tendo uma equipe de estrelas (entre eles Hans Bethe, Enrico Fermi e Richard Feynman, entre os mais conhecidos) para produzir o processamento necessário para o processamento do urânio (Hiroshima) e plutonio (Nagasaki). (http://apollo440.weblog.ro/2003-12-20.ht… )

Esse é um outro fato.

E todos os que tenham participado dos horrores da guerra atômica tenham se manifestado contra a utilização de tais armas, sendo inclusive o Oppenheimer acusado de  comunista por McCarthy na época da caça às bruxas (http://www.realnews247.com/mccarthy's_wi… ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário